Tuesday 15 July 2008

Abu Simbel


20 kilómetros a norte do actual Sudão, na margem esquerda do Nilo, o grande Templo do Sol de Abu Simbel foi mandado construir por Ramsés II (1304-1237 BC), cuja fachada ostenta quatro estátuas dele mesmo, com 20 metros de altura, para impressionar os Núbios e todos aqueles que chegassem ao Egipto, vindos de sul.
Este templo foi orientado de modo a que os raios de sol entrassem pelo seu interior até ao fundo, duas vezes por ano, nas datas dos aniversários do seu nascimento e da sua coroação.
Com a ajuda da UNESCO, o complexo de templos foi transladado, evitando assim a sua submersão com a construção da barragem, encontrando-se actualmente, 60m acima do seu local de origem... mas, mais de 3.000 anos depois, cometeu-se um erro de cálculo, havendo hoje o atraso de 1 dia na incidência dos raios solares...

Mesmo ao lado ergue-se outro templo, dedicado à sua raínha, Nefertari

2 comments:

Pedro Almeida said...

Outro dos locais que eu adorava visitar era o Egipto! A Minha matéria preferida em História da Arte,´foi uma civilização grandiosa! E estar nesse templo... hmmmm quem me dera ;)

Red Angel said...

Como é que o ser humano, sem a tecnologia que conhecemos e recorremos nos dias de hoje, construiu estas grandiosíssimas obras cheias de um impressionante rigor cósmico?

Adquirimos inteligência e perdemos sabedoria?